Image may be NSFW.
Clik here to view.
Inspirado pelas aventuras-solo de RPG, como a clássica Assalto ao Mestre Arsenal, o ilustrador Éder Gil produziu a HQ Seu Turno – A Aventura Começa (Jambô, 2012, 96 pgs). A proposta é a mesma: você incorpora o papel do protagonista da história, e deve tomar decisões em cada momento chave da trama. A história não deve ser lida linearmente, porque cada decisão leva a uma página diferente – e para o fracasso ou sucesso da missão.
Image may be NSFW.
Clik here to view.Na trama, o jovem Tercy Cross é um guerreiro aventureiro que busca adquirir experiência para entrar no exército a procura de seu pai, um oficial de carreira a quem não encontra há tempos (Isso é apenas o background, parece em uma ou duas páginas e nem mesmo o nome Tercy é mencionado novamente). Em mais uma de suas missões como aventureiro, Tercy é contratado pelo anão mercador para investigar o sequestro de sua filha. Logo ele descobre que outras moças também foram sequestradas, e a missão fica mais perigosa.
Começa a brincadeira. “Se você quer ir atrás da anã, vá para a página X. Se quer buscar a milícia, vá para a página Y”. A numeração no alto da página, e em uma fonte grande e destacada faz a HQ funcionar bem em sua proposta de aventura-solo. No entanto, até pelo número de páginas, a história é bem genérica e pouco envolvente. Há pistas sobre um cenário maior (raças diferentes, deuses, etc), mas tudo é muito superficial. Sem falar no final, que dá uma ideia de continuidade, para uma sequência que nunca vai existir.
Image may be NSFW.
Clik here to view.Além da história genérica, o traço também é bastante amador e inconstante. Tem algumas cenas bacanas, mas logo depois a finalização peca, o desenho sai torto ou tremido, o sombreamento digital fica muito artificial… Eu gostava mais dos esboços do artista do que das páginas finalizadas. As próprias cores também por vezes não são favorecidas pelo acabamento gráfico, a começar pela logo que fica apagada na capa.
Paguei R$ 19,90 nesta edição, e apesar de ter sido relativamente barato eu estaria mais satisfeito se fosse apenas uma webcomic gratuita como o próprio prólogo, disponível aqui. De qualquer forma, se ficou curioso com a proposta, é possível comprar com frete grátis no site da Jambô por R$ 15. Se tem ainda mais curiosidade, veja o book trailer do quadrinho aqui.